Filomena Oliveira, ponente del evento

Mais conhecida por Filomena Oliveira, Maria Filomena Ramos de Oliveira tem como principais traços característicos o facto de ser uma pessoa enérgica, boa comunicadora. Profissional rigorosa, defende a necessidade de existirem procedimentos claros, para que a responsabilidade seja individualizável.

A Dona Filomena – como é tratada pelos seus colaboradores – nasceu e viveu os seus primeiros anos no seio dos Himba, um dos povos integrantes da etnia Herero. Juntamente com a família emigrou para a Europa em meados da década de 70 do século passado, mas nunca cortou os laços com a pátria e com os seus povos.

Profissionalmente formada em Marketing e Gestão, foi Consultora e Coordenadora da “Excursão Caminhada Verdadeira” da Fundação Lwini durante mais de 10 anos. Filomena Oliveira foi consultora e formadora da ADF (American Development Foundation).

Já foi consultora do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), tendo sido facilitadora sobre grupos vulneráveis junto da Direcção Nacional da Assistência e Promoção Social (DNAPS).

Dirigiu o Projecto bilateral ANGOLA/HOLANDA, com a tarefa de repatriar exilados políticos e assegurar a ligação entre o Governo da Holanda através da respectiva Embaixada em Angola e o Governo de Angola representado pelo MINARS.

No campo empresarial, é sócia administradora da Kayama Serviços de Segurança Lda. Continua a ter grande intervenção no campo do Marketing, onde é sócia gerente da Central de Ideias Lda - Empresa de Consultoria, Comunicação Marketing e Imagem.

Outras actividades

Vice-Presidente da AAPCIL – Associação Agro Pecuária Comercial e Industrial da Huíla.

Vice-Presidente e Membro Fundador da CEA - Confederação Empresarial de Angola, responsável pelas questões tributárias.

Membro fundador e da Direcção da AAEPM – Associação Angolana das Empresas de Publicidade e Marketing.

Membro da Direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto -  (2007/ 2011).

Vice-Presidente e co-fundadora da Associação Lusófona do Norte de Inglaterra (1993).